Família e Escola: desafios do presente
"O futuro por nós previsto ou imaginado nunca corresponderá ao futuro tal como virá a ser. Deixemos que as novas gerações desenhem sua própria história quando esse tempo chegar - ao invés de anteciparmos competências e habilidades necessárias a um futuro imaginado e construído por nosso próprio medo de nos tornarmos obsoletos."
Este livro trata das relações que se estabelecem entre Família e Escola, as duas grandes instituições responsáveis por levar a cabo a tarefa educativa, composta pelo exercício compartilhado de conduzir o processo de subjetivação dos mais novos e de sua inserção na cultura humana.
O livro parte de uma retomada histórica que nos permite compreender os processos sociais pelos quais passamos, ajudando-nos a identificar seus efeitos no tempo presente.
Em meio a um contexto de mal-estar que se reedita a cada época, as relações entre família e escola também se modificam e se tensionam, conforme os papéis desempenhados por homens e mulheres, pais e mães, se tornam fluidos e intercambiáveis, resultado da crise na era patriarcal.
Nesse contexto, o papel da instituição escolar também se transforma, assumindo junto às famílias uma função central no que se refere ao exercício da parentalidade.

"Formar para o futuro ou dialogar com o passado? Atender às demandas de um mutante mercado de trabalho ou focar em valores humanistas? Ter em vista o vestibular ou entender essa lógica como ultrapassada? Atender as famílias como clientes pagantes ou como parceiros educativos na relação com os mais novos? Tornar o ensino divertido, prazeroso e uma grande brincadeira ou insistir no rigor, na complexidade, na leitura e no trabalho árduo?"
Literatura
O menino pássaro
Fazer literatura infantil é um trabalho muito prazeroso e delicado. Falamos às crianças sensíveis que, tanto quanto os adultos, vivem em um mundo complexo e atravessado por múltiplos feixes de relação.
A literatura é uma linguagem fundamental para disparar boas conversas e alimentar pensamentos, permitindo aos leitores de todas as idades que acessem suas muitas camadas de leitura.
O livro serve de superfície para muitos encontros: o das palavras com as imagens, da leitura com a escrita, do dentro com o fora. É assim que a narrativa cresce e ganha corpo no encontro com o olhar de um leitor ativo, que se compõe e se potencializa no encontro com aquilo que lê.

Um menino que aprendeu a voar...
um menino, a casa, a escola.
um menino, o ritmo da cidade, o escuro da noite.
eis que numa noite qualquer surge uma visita inusitada
vamos voar?
entre pássaro que fala e menino que voa, desenham-se alturas e aventuras
e uma bonita amizade
de noite em noite, de voo em voo, algo de novo acontece
um livro para crianças de muitas idades
que acreditam na criação de outros mundos
A Sóis

Embarcamos com Ana numa viagem entre tempos e duas cidades, onde ela se ocupa da arte de se reinventar, depois que a vida se partiu em dois. Ao retornar ao apartamento que um dia foi de sua mãe, as cenas do passado encontram o presente, enquanto ela se dedica à criação de um novo olhar sobre a vida.
Quando seus passos se cruzam com os de Silvia, de Pedro e os do sempre presente Raul, somos levados a caminhar a seus lados, mergulhando em experiências únicas, e para onde se projetam constantes e generosos os raios de sol, capazes de trazer algum calor e redenção, mas também de projetar sombras sobre as paredes da sala.
Em meio aos processos de transmutação, há algo que fica ou tudo está de passagem?


